Neste Papo Express Wilson Souza dá algumas dicas para reduzir e manter perdas e quebras da sua loja sob controle.

Os prejuízos causados por mercadorias estragadas ou danificadas, além de produtos furtados costumam ser bem altos e prejudicam muito os resultados de um supermercado. Por esse motivo confira a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo a reduzir e controlar esse problema de forma sustentável

Primeiro Organize informações e crie indicadores. Adote um sistema de gestão integrado que permita controlar processos de compra, venda, controladoria e logística. Procure também definir e iniciar o acompanhamento de indicadores de perdas, além de margem líquida e vendas.

Segundo realize inventários regulares. Para identificar as perdas, apurar as causas e agir sobre elas, faça inventários mensais em perecíveis e trimestrais nas demais seções, além de um balanço geral uma vez por ano. Para facilitar esse trabalho você pode utilizar o uso de coletores de dados que acelera o processo e armazena automaticamente cada número dentro do sistema.

O terceiro é Checar a validade. Esse é um dos pontos que mais gera perda para o supermercado. Muitos produtos ficam estragados antes mesmos entrarem na área de venda. Por isso, faça melhores acordos comerciais com os fornecedores. Aceite itens com pelo menos 75% de vida útil, ou 75% do prazo de validade. Na hora do recebimento da mercadoria cheque as temperaturas e as condições dos refrigerados e caso o item esteja fora dos padrões de consumo, devolva ao fornecedor explicando o motivo.

A quarta dica é melhorar as condições de estocagem. Reduza as avarias evitando deixar as caixas em qualquer lugar ou com o empilhamento muito alto. Se for possível adote o endereçamento logístico para rastrear mais facilmente os itens dentro do seu estoque e caso utilize um CD fique ligado também na forma como a mercadoria é transportada e descarregada.

Aproveite todas essas dicas e faça um manual de boas práticas ou crie um setor de prevenção de perdas a fim de orientar, estabelecer controles, processos e fiscalizar as ações.

Assista ao vídeo. =D