Neste Papo Express, Viviane de Sá fala sobre Recrutamento e Seleção para o Varejo.

O RH é uma ramificação importantíssima de uma organização. Dentre suas funções de cuidar dos colaboradores e manter a organização de uma empresa, está a de Recrutamento e Seleção de novos colaboradores.

Para que isso seja feito da melhor maneira possível, afim de se encontrar o candidato que mais atende o perfil da vaga a ser preenchida, é necessário que a área de RH observe alguns pontos:

• O primeiro deles é avaliar as Competências do candidato.
As Competências envolvem técnicas, formação e capacitação do candidato. Assim como Competências comportamentais: perfil de liderança, resiliência, desenvoltura etc. Nesta etapa, o RH traça as melhores Competências para a vaga e assim, em cada entrevista, compara as Competências feitas pela área, com as dos candidatos.

• O Segundo ponto é avaliar a Capacidade.
Profissionais possuem habilidades, experiências e formação. Mas isso não quer dizer que, necessariamente ele saiba aplicar tudo o que possui.
É fundamental que a área de RH analise e estude a capacidade do candidato de aplicar seus conhecimentos na área em que ele irá trabalhar.

• O terceiro ponto é avaliar a Compatibilidade.
A adequação ao ambiente de trabalho é algo importantíssimo para que o candidato consiga se relacionar no ambiente corporativo.
O profissional pode ser ótimo, mas ele precisa se ajustar ao ambiente de trabalho. Com o passar dos anos, pode-se ver que esta relação “colaborador e ambiente corporativo” precisar ser o mais natural possível, por isso, a área de RH precisa analisar o perfil psicológico e comportamental dos candidatos, para saber se eles terão ou não dificuldade em se adequar ao ambiente corporativo da empresa e suas normas.

• E, por fim, o quarto ponto são as Compensações.
É importante que a área de RH avalie se as compensações que a empresa está disposta a oferecer se adequa à vaga e ao perfil do candidato.
Não apenas compensações como o salário e benefícios como vale refeição e alimentação, mas são em compensações não obrigatórias que ganhamos os colaboradores. Como treinamentos, bolsas para cursos, suporte às famílias etc.

Assista ao Vídeo. =D