Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% em Nuvem. E hoje Wilson Souza fala sobre a Queda dos Juros em 2017.

Recentemente o Banco Central decidiu cortar os juros básicos da economia, a taxa Selic, pela nona vez consecutiva. Em Outubro deste ano, a Autoridade Monetária manteve os cortes e reduziu a Taxa Selic de 8,25%, para 7,5% ao ano. Sendo este o menor valor da taxa Selic desde abril de 2013.

A definição do valor da taxa Selic é definida por um grupo de diretores do Banco Central e muito importante para a economia por ser um parâmetro referencial de investimentos. Ou seja, geralmente ao se avaliar a viabilidade de um projeto o empresário verifica se o lucro dele será é maior ou menor que essa taxa básica.

A inflação também tem influencia crucial nessa queda de juros e para que os preços não saíam do controle, foi criado no Brasil um Sistema de Metas de Inflação, onde o Conselho Monetário Nacional define um objetivo a ser seguido pelo Banco Central.

Para este ano, a meta é uma inflação em 4,5%. No entanto, é permitido uma margem para acolher possíveis crises e choques de preços.Sendo que em casos excepcionais, o IPCA que é o Índice de Preços ao Consumidor, pode variar entre 3 e 6%.

Assista ao Vídeo. =D