Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Previdência.

Previdência é o ato de prever, com o objetivo de evitar previamente determinadas situações ou transtornos que sejam indesejados para o indivíduo.

Na área econômica e financeira, a Previdência possui o mesmo sentido de precaver. Para isso, foram criadas instituições e medidas de âmbito nacional que ajudam a garantir a sobrevivência financeira de pessoas em situações de invalidez ou pessoas idosas, como a aposentadoria e a pensão, por exemplo.

Os tipos mais conhecidos de Previdência são: Social e Privada.

A Previdência Social é uma espécie de seguro que os trabalhadores devem contribuir durante todo o período em que tiverem exercendo qualquer atividade remunerada dentro das leis trabalhistas. O Principal objetivo da Previdência Social é garantir a continuidade do benefício financeiro quando o trabalhador estiver aposentado, assim como em casos de gravidez, doenças ou acidentes.

A entidade responsável em repassar o dinheiro para as pessoas que não possuem condições financeiras, por vários e diferentes motivos, mas que já contribuíram para a Previdência Social é o INSS. Automaticamente, os funcionários tem o valor do INSS descontados diretamente na sua folha de pagamento, variando de acordo com o salário de cada um, sendo que, quanto maior o salário, maior é o desconto.

A contribuição para a Previdência Social é obrigatória para todos os trabalhadores formais, garantindo, assim, a formação de renda que será destinada para os aposentados.

Ao contrário da Previdência Social, a Previdência Privada (ou Previdência Complementar) trata-se de um dos mais tradicionais tipos de planos que pode-se adquirir, sendo uma alternativa não obrigatória do trabalhador.

Ela é um pagamento extra feito pelo indivíduo para complementar a renda recebida pelo INSS, como também para a realização de algum projeto de vida, como pagar a universidade dos filhos ou construir um negócio próprio.

Assista ao vídeo. =D