Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre Precificação Inteligente

Todos sabemos que precificar corretamente os produtos da sua loja traz diversas vantagens ao supermercado. Entre elas estão o aumento “sadio” do volume, rentabilização da categoria e ganho de market share. E para fazer isso, é preciso avaliar diversos aspectos como a sazonalidade, analisar o preço definido inicialmente e também os custos variáveis.

Segundo a Nielsen, os preços mudam conforme o perfil dos produtos que compõem o sortimento. Sendo que para itens chave do mix, ou seja, aqueles que o consumidor conhece e sabe o preço, é preciso ser mais competitivo. Neles, o ideal é acompanhar com maior frequência os valores praticados pela concorrência. E ajustar rapidamente o preço, pois esses itens têm alto impacto no negócio.

Existe ainda aqueles produtos que representam o grupo de itens que têm alta elasticidade , ou seja, respondem rapidamente a alterações de valores. E também aqueles menos importantes na geração de volume, mas que ajudam a rentabilizar o negócio chamados de Fundo de Sortimento. Estes suportam preços mais altos, uma vez que são menos sensíveis a mudanças de preços.

Na precificação inteligente deve-se considerar ainda quanto o consumidor da loja está disposto a pagar pelos produtos. Para isso, é recomendado fazer pesquisas de mercado, avaliar o cenário econômico e conhecer hábitos de consumo, poder aquisitivo, necessidades e outras características do cliente do supermercado.

Outro ponto que o o supermercadista precisa analisar é se a loja atende à experiência de compra do consumidor. É preciso saber o quanto o supermercado satisfaz e estabelece um elo com o cliente. A partir disso se torna mais coerente a escolha de um produto para o seu mix e sua correta precificação.

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Fonte:
http://www.sm.com.br/detalhe-blog-de-dicas/precificacao-inteligente