papo-express

No Papo Express de hoje, Larissa Ruana fala sobre Pis e Cofins.

O Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público ou PIS/PASEP foi criado com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas.

Eles visam uma melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro – Desemprego, sendo que o PIS é destinado aos que atuam no setor privado e o PASEP aos funcionários e servidores públicos.

Já o Cofins que é a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, é destinada a financiar a seguridade social, a qual abrange a previdência social, a saúde e a assistência social.

Atualmente o PIS o Cofins vigaram em 2 regimes distintos. O Regime Cumulativo onde não há desconto de créditos, calculando-se, o valor das contribuições devidas diretamente sobre a base de cálculo. E o Regime Não Cumulativo – que consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação.

As duas contribuições, apesar de originarem-se de diferentes legislações, têm uma relativa semelhança na base de cálculo, pois em sua formação devem ser somadas todas as receitas auferidas, com as exceções e exclusões previstas em lei.

Assista ao vídeo. =D