Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre o índice OSA ou On Shelf Availability.

Ao fazer compras no supermercado, é comum o consumidor se deparar com a falta de um produto na gôndola ou a famosa Ruptura. Diante dessa situação, ele tem duas opções: comprar o item de outra marca ou ir até outro estabelecimento. E nos dois casos, varejo ou indústria tiveram perda de faturamento.

É nesse contexto que melhorar a disponibilidade de produtos nas lojas é essencial para reforçar a fidelidade do cliente e evitar ou diminuir a perda de vendas. Se um produto não está disponível, é preciso saber qual o motivo. E é aí que o OSA, um indicador da cadeia de suprimentos, tem papel fundamental.

O conceito OSA permite ao ponto de venda controlar a disponibilidade dos produtos na gôndola de acordo com sua expectativa de vendas, histórico e volume de vendas, levando em consideração aspectos importantes como sazonalidade e dia da semana.

Além de trazer o índice de disponibilidade dos itens nas prateleiras e as causas raízes da sua falta, o OSA mostra também a venda estimada por produto, por loja e por dia, os efeitos da indisponibilidade de mercadoria sobre as vendas e as ações para corrigi-la.

Por meio do OSA você pode garantir uma redução significativa das perdas, além de estabelecer estratégias colaborativas entre indústria e varejo para melhorar o índice de disponibilidade dos produtos na sua loja.

Assista ao vídeo. =D