Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem para redes varejistas, Larissa Ramos fala sobre Órgão Emissor.
Órgão emissor (ou expedidor) é cada órgão público que emite aos cidadãos documentos como Carteira de Identidade (RG), Passaporte, CPF (Cadastro de Pessoa Física), etc. Cada documento é emitido por um órgão governamental autorizado a emitir tal documento. Por exemplo:
• Carteira de Identidade: o documento de identificação de cada cidadão, o RG (Registro Geral), é geralmente emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado (UF). Para identificar o órgão emissor basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado. Uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será “SSP-SP”, de Minas Gerais “SSP-MG”, etc.
• Carteira de Trabalho: o órgão emissor é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de cada Estado.
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH): a carteira de motorista geralmente é obtida no Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada Estado.
• Passaporte: a responsabilidade pela emissão de passaportes é do Departamento de Polícia Federal (DPF). Os vistos podem ser obtidos nos Consulados ou Embaixadas dos países.
• Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito: geralmente são documentos emitidos pelo Cartório Civil, que existe em grande quantidade nas cidades.
Assista ao vídeo. =D
Olá,
E há em algum lugar a lista desses órgãos emissores autorizados pelo Governo Federal ?
Qual a regra para criar/gerar a sigla de cada órgão? Visto que nos documentos não aparecem a sigla (claro me refiro quando não é SSP), muitos estados são nomes diferenciados para essa “Secretaria de Segurança Pública “, as vezes é “Secretaria de Segurança Pública e Justiça” e outras variações.