papo-express

No papo Express Wilson Souza fala sobre algumas boas práticas na operação logística.

Hoje em dia a logística é vista como uma área de extrema importância para o varejo, que agrega valor e pode proporcionar um grande diferencial competitivo. Portanto investir em meios que otimizem seus processos podem reduzir custos e garantir a qualidade dos seus produtos.

Uma forma rápida e mais econômica de melhorar a operação logística da sua loja é focar na sinalização, pois ele ajuda os colaboradores na localização e deslocamento de produtos agilizando todo o trabalho. Por isso, confira algumas dicas de sinalização que podem ser adotadas pela sua empresa para melhorar a sua operação logística.

A primeira dica é com relação ao material usado na sinalização. Geralmente as empresas utilizam etiquetas de papel, porém esse material, apesar de ser mais barato é de vida curta e exige muita manutenção.
Uma melhor alternativa é utilizar etiquetas metalizadas, que demoram muito mais para se desgastar e podem ser reutilizadas ao long do tempo.

A segunda dica é sobre a sinalização das ruas. Ela deve ser feita utilizando placas com tamanho adequado para o local, de forma que possam ser vistas de longe.
É interessante colocá-las no começo, meio e fim de cada rua sendo que nas extremidades (começo e fim) elas fiquem em forma de “L” para facilitar ainda mais a localização dentro do estoque.

A terceira dica é a utilização de etiquetas de inventário e de multi-nível. Ambas servem para que os operadores tenham referencia de onde a mercadoria está dentro de cada rua tanto em questão de distancia quanto de altura.
Sendo que as etiquetas de inventário são posicionadas abaixo de cada de porta-palete informando os produtos que tem lá e as de multi-nível nas colunas dos módulos na altura do operador, para que ele saiba em qual altura a mercadoria se encontra.

A quarta dica é sobre a sinalização de trânsito de empilhadeiras. Assim como ocorrem nas ruas das cidades é importante ter sinalizações para o trânsito das empilhadeiras. O objetivo delas é alertar os operadores e evitar acidentes.
Como geralmente em estoques comuns nos corredores só possa trafegar uma empilhadeira, é interessante definir uma mão única e a preferencia de movimentação nos cruzamentos, com o objetivo de otimizar o espaço e aumentar a segurança.

A organização de estoque é fundamental para garantir bons índices de produtividade e reduzir desperdícios e custos operacionais. Com uma boa sinalização você otimiza, organiza e simplifica o rastreamento de produtos agilizando todo o processo.

Assista ao vídeo. =D