Neste Papo Express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, Wilson Souza dá algumas dicas para evitar a dor de cabeça com notas fiscais.

Quando o assunto é nota fiscal, qualquer pequeno erro pode gerar muita dor de cabeça às empresas, sendo que entre as principais consequências, está o risco de ser autuado e receber multas. Por esse motivo, confira algumas dicas para não ter problemas com o fisco e nem prejuízos na sua empresa.

Primeiro.
Sempre faça a escrituração das notas de entrada. Caso, durante uma fiscalização, seja sentida a falta do documento, a companhia estará sujeita à multa equivalente a 10% do valor da operação. Mesmo que fique comprovado que não há de fraude ou má-intenção é melhor não correr o risco. Ao manter em dia a escrituração das notas de entrada, a empresa tem melhor controle financeiro e fiscal.

Segundo.
Evite a escrituração de notas cancelada. Também é importante averiguar se a assinatura digital está na validade. Caso contrário, a NF deve ser excluída do sistema.

Terceiro.

Fique atento a notas frias. Evite realizar negócios com empresas que emitem notas frias ou indevidamente. Para identificar essas empresas, realize consultas frequentes de notas fiscais acessando o Portal da NF-e.

E por fim, Arquive as notas fiscais. É importante arquivar em sistema todas as notas fiscais emitidas ao consumidor. Caso aconteça algum problema na transação, a empresa tem como se certificar de que a compra foi realmente efetuada e a data em que ocorreu. A legislação determina que as notas fiscais sejam guardadas por, ao menos, cinco anos – também com risco de multa para quem não cumprir.

Tenha sempre muita cautela na hora de emitir e receber documentos fiscais e confira sempre todos os dados. Procure se organizar sem acumular e invista em um sistema que automatize e facilite os processos fiscais da sua loja.

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe-blog-de-dicas/quatro-dicas-para-evitar-dor-de-cabeca-com-notas-fiscais

Assista ao vídeo. =D