Neste Papo Express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, Wilson Souza fala sobre A Importância de Escolher bem o seu Mix de Produtos.

Quando o assunto é organização dentro de um supermercado, muito se fala sobre a distribuição dos produtos dentro das gôndolas. Porém, a verdade é que essa organização começa um passo antes, na definição do mix de produtos que sua loja vai oferecer que influencia muito layout que você utilizará.

Uma gestão de mix significa escolher quais produtos serão disponibilizados na loja e a quantidade de cada um deles. Apesar dessa decisão parecer fácil, são vários os critérios que devem ser levados em conta, sempre com o foco no público-alvo. E entre os principais pontos que vão nortear essa escolha estão:

Amplitude: que refere-se ao número de categorias, subcategorias e segmentos de produtos que a loja comercializa.

Profundidade: diz respeito ao número de marcas e itens de cada categoria.

Preço e Qualidade: relacionado aos segmentos de consumidores para os quais o negócio está direcionado.

Marcas Próprias e Políticas de Marcas

Papel da Categoria: que depende do posicionamento estratégico do varejista.

O gerenciamento correto do mix de produtos facilita a jornada do consumidor e evita que o cliente desista da compra por não encontrar algum item desejado. A partir da definição do mix de produtos, cria-se um novo layout de loja, que deverá se adequar ao conjunto de produtos oferecidos no supermercado.

Se no mundo corporativo o “tempo é dinheiro”, na realidade supermercadista “o espaço é dinheiro”, portanto nenhum metro quadrado da sua loja pode ser desperdiçado.

Assista ao vídeo. =D