Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre Lote de Mercadorias e sua validade.

Todo produto que é fabricado precisa apresentar um certificado de qualidade que deve estar de acordo com as normas técnicas de cada país. E por esse motivo que hoje em dia, os produtos devem apresentar a data de fabricação, o lote, e, se for perecível, a data de validade.

Como já dissemos aqui no papo express, o prazo de validade é o tempo de duração de itens perecíveis antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Sendo que itens como comidas, bebidas, remédios, entre outros, precisam mantém as especificações de validade para controle de sua distribuição, armazenamento e exposição dentro da loja.

Saber até quando o produto está em condições de ser vendido é extremamente importante para os fabricantes para evitar ter sua imagem manchada por danos causados aos consumidores – assim como para os distribuidores – que conseguem planejar um ritmo sustentável de entrega para as lojas.

Geralmente os fabricantes controlam seus produtos de acordo com o seu lote. que é uma remessa composta por várias unidades de um mesmo item. Em cada lote são o colocados produtos fabricados em série, de um determinado período e com as condições e características idênticas

Dentro da cadeia de suprimento, um lote é identificado e individualizado por um identificador denominado número de lote. Este número também serve para identificar todos os itens que fazem parte de um mesmo lote, ou ainda para permitir que o fabricante controle a distribuição de grupos de itens com base neste número. Ou seja, ter controle e informações sobre as mercadorias estão saindo ou entrando em cada estoque.

Um exemplo prático de controle de lote é quando um indivíduo adquire uma geladeira nova e descobre que determinada peça desse eletrodoméstico possui um defeito de fabricação. Após descobrir o problema, ele entra em contato com o fabricante que verifica o lote de onde a geladeira foi retirada, identifica todos os eletrodomésticos que possuem essa peça defeituosa e então promove um recall de substituição gratuita para os seus clientes .

Hoje em dia a forma mais simples de fazer esse controle de Lotes é por meio de um sistema de gestão ou ERP pois com ele possível saber exatamente de qual fornecedor o produto foi adquirido. Além disso o sistema consegue avisar se algum item está acabando, ajuda a monitorar a movimentação no estoque, e também dá previsões se algum produto ficará em falta ou se será armazenado com a validade vencida

Assista ao vídeo. =D