papo-express

No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre a diferença entre Leasing, Consórcio e Financiamento.

Na hora de adquirir um bem, é muito comum recorrer a recursos de terceiros. As instituições financeiras oferecem atualmente diversas modalidades de crédito, tais como Leasing, Consórcio e Financiamento. Veja a seguir as principais diferenças entre cada modalidade:

O leasing ou arrendamento mercantil, funciona como uma locação com opção de compra no final do contrato. No leasing, a empresa locadora adquire um bem a escolha do cliente para depois alugar ao mesmo durante um período pré-determinado em contrato. No final do período, o locatário poderá renovar o contrato, devolver o bem (sujeito a pagamento de valor residual) ou comprar o bem, conforme o valor de mercado ou pelo valor residual.

O consórcio funciona como uma espécie de poupança coletiva para atingir um objetivo comum de um grupo de pessoas. É uma modalidade de compra parcelada, onde cada membro paga mensalmente um valor de acordo com o bem desejado, rateado pela quantidade de meses do contrato. Em determinado momento, um membro pode adquirir o bem antes do fim do período através de um sorteio (contemplação) ou lance.

Já o Financiamento é a modalidade mais utilizada atualmente. Trata-se de uma instituição financeira que fornece o recurso necessário para aquisição do bem que será pago posteriormente à instituição em parcelas com incidência de juros. Existem diversos tipos de financiamento que possuem planos de pagamento e de juros diferentes conforme o bem que está sendo financiado, como por exemplo: automóveis, imóveis, máquinas e equipamentos ou até mesmo empresas que estão no início de suas atividades e necessitam de recursos para investimento.

Confira o vídeo: