Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas e hoje Wilson Souza fala sobre Joint Venture.

Joint Venture é uma palavra de origem inglesa que significa a união de duas ou mais empresas que já existem, com o objetivo de realizar uma atividade econômica visando muitas motivações, dentre elas, o lucro.

As empresas que realizam a união são independentes juridicamente. E durante o processo do Joint Venture, as empresas decidem se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação.Para estabelecê-la, é necessário que as empresas cumpram várias etapas, estabelecendo objetivos e estrutura. Além disso, precisam dividir a gestão, os lucros, os riscos e, até mesmo, os prejuízos.

Muitas razões podem levar empresas a realizarem o Joint Venture, como: beneficiar de novas tecnologias, expandir atividades que possuam em comum e competir de forma mais eficiente visando um novo mercado.

Existem dois tipos de Joint Venture. A Contratual, onde não existe a formação de uma nova empresa e a Societária, que implica na criação de uma nova empresa, que possua personalidade jurídica própria.

Assista ao vídeo. =D