papo-express

Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre o Inventário Rotativo.

O controle de estoques é fundamental para diminuir custos e aumentar a lucratividade de sua empresa.

Uma das formas de realizar a gestão de estoques da sua empresa é a realização de inventários periódicos.

O inventário rotativo é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. É necessário que essa contagem tenha uma cadência pré-determinada, por exemplo: diária, semanal ou mensal, sendo assim organizada em ciclos de acordo com a demanda de cada negócio ou até mesmo áreas ou produtos específicos.

O objetivo do inventário rotativo é aumentar a precisão dos estoques. Quando se realiza uma recontagem programada e periódica, é possível identificar e resolver, de forma sistemática e eficaz, problemas como avarias no itens estocados, produtos em má conservação ou até mesmo danificados.

Uma grande vantagem da realização do inventário rotativo é que a contagem de itens pode ser feita de forma independente, ou seja, é possível realizar o inventário por grupos de produtos ou até mesmo por produtos. Em algumas empresas os itens que possuem maior rotatividade são contados em um intervalo menor de tempo, já os que possuem menor rotatividade são contados em intervalos maiores.

Na prática, uma porção de estoque é escolhida para ser contada periodicamente. Esta seleção poderá ser aleatória e á medida que os erros são encontrados, eles vão sendo corrigidos.

O inventário rotativo corrigi erros similar a um inventário anual, porém com algumas vantagens pois é possível ter uma precisão maior do estoque, ele custa menos para a empresa já que é feito de maneira rotineira, os resultados são obtidos de forma rápida já que não é necessário parar todo o estoque.

O processo de inventário nem sempre é perfeito e podem ocorrer erros gerando custos e esforços desnecessários. Desta maneira é importante que se tenha o entendimento e a aplicação de processos organizados de controle e manutenção de inventário.

Assista ao vídeo. =D