Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre a importância de se garantir um inventário eficiente para o seu supermercado.

Os inventários são processos que ajudam os supermercados a ter um melhor controle sobre os seus estoques. Consequentemente, as empresas passam a comprar com mais qualidade e assim conseguem reduzir perdas e ruptura. Por esse motivo, qualquer erro nesse processo pode prejudicar os resultados da operação.

As principais vantagens de um inventário são: Permitir rastrear o processo de abastecimento da loja, Aumentar o controle e identificação de produtos, informar o total de vendas de cada mercadoria; Avaliar o envolvimento da equipe com a empresa e claro, elevar a eficiência operacional e a diminuir custos, aumentando a lucratividade da organização;

Usando com propriedade o inventário, obtém-se uma redução no número de devoluções, o que influi diretamente na competitividade da empresa. A ideia é buscar um balanceamento entre o nível da demanda e o investimento feito no inventário, de tal forma que se busque uma maior satisfação do cliente e uma diminuição geral no estoque das mercadorias. Em outras palavras, é fazer mais com menos.

Custos de armazenamento, vida útil limitada, desperdícios e mau uso da capacidade de produção acabam por afetar a rentabilidade das empresas. Um empresário aderente a estas medidas otimizando seu inventário estará não só dando mais qualidade sua cadeia de suprimentos como estará mais bem preparado diante da concorrência.

Assista ao vídeo. =D