Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Larissa Ruana fala sobre Inteligência Artificial na Área Fiscal.

A Inteligência Artificial (AI) pode ser entendida por máquinas que operam com a inteligência do homem, tornando assim, o processamento da máquina mais amplo, processando muito mais dados.

A Inteligência Artificial está em evidência e, recentemente o Gartner realizou um estudo que foi constatado que até 2020, a maioria dos programas de TI terá Inteligência Artificial para as estratégias de produtos.

Analisando a área Fiscal, podemos ver que alguns países já utilizam algum tipo de tecnologia para garantir o compliance e cruzar dados fiscais.

Aqui no Brasil, embora a AI seja pouco utilizada, já possuímos subsídios suficientes que poderiam alimentar essa inteligência, como no caso da NF-e e os SPEDs.

Com o seu aperfeiçoamento, essa tecnologia será uma grande aliada do governo, já que pode possibilitar o cruzamento de informações entregues ao Fisco, permitindo criar padrões e melhorar as irregularidades cometidas por empresas.

Já do lado das empresas, a ciência pode permitir o AI utilizar a área fiscal e com ela usufruir de um melhor cruzamento de dados, podendo estabelecer padrões e possibilitando a análise simples de informações.

É muito possível que nos próximos anos, a Inteligência Artificial beneficiará o mundo fiscal com velocidade de automação, identificando padrões e habilitando tomadas cada vez mais inteligentes.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: https://www.sm.com.br/detalhe/leis-e-tributos/cinco-formas-para-reduzir-tributos