papo-express

Neste papo express, Larissa Ruana falar sobre o INSS.

A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social e é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social com exceção dos servidores públicos.

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Além de que o trabalhador que contribui para a Previdência, tem direito de receber o auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Ele trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada.

Vale lembrar que esta contribuição é tanto do empregado quanto do empregador e ela garante ao contribuinte: Aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e invalidez; Pensão por morte; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Salário maternidade; Salário família; Reabilitação profissional; 13º salário; Etc.

Assista ao vídeo. =D