Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Inflação.

A inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços de produtos e serviços em um determinado período. Ela é medida através de índices, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que avalia os bens e serviços mais importantes para a população e mede o crescimento dos preços desses bens e serviços.

Existem vários índices de inflação que apontam o crescimento ou a queda de preços, e isso acontece porque cada índice indica uma inflação diferente, já que a alta de preços não atinge todo o mundo da mesma forma. Por exemplo, quem utiliza carro ou moto vai sentir o aumento da inflação na gasolina, já quem come carne, vai sentir o aumento de inflação no preço da carne.

Assim, os diferentes índices utilizam no cálculo, faixas de renda, regiões, itens e até períodos diferentes. Isso contribui também para tornar mais segura a medição, já que há fontes diferentes calculando a inflação.

Existem diversas causas da inflação, mas as principais são os gastos públicos excessivos, inércia, indexação, produção baixa, custos de produção e cartéis.

Um dos grandes problemas dessas causas é quando a inflação é superior ao aumento de salários. Pois há perda de poder de compra da população.

Assista ao vídeo. =D