Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre Grade de produtos.

As empresas que costumam vender mercadorias, seja na internet ou no meio físico, sabem que muitas vezes possuímos produtos similares, com mesmo preço de venda, mas que possuem pequenas variações como: cores, tamanhos, aromas e sabores. E neste tipo de situação é comum as empresas utilizarem o sistema de Grade de produtos.

Para simplificar vamos imaginar que você trabalhe na área comercial de uma loja de calçados e que tenha comprado X unidades de uma determinada marca e modelo de sapato masculino. Logicamente para atender o seu público, no mínimo você precisará adquirir sapatos com uma escala de tamanhos diferentes. Como trata-se do mesmo produto, apenas com uma variação de tamanho, os sapatos são considerados produtos em grade.

Logo, as grades de produtos são variações que não descaracterizam sua natureza, tampouco geram alteração dos valores de compra e venda, como roupas, calçados, acessórios, alguns alimentos industrializados entre outros tipos de itens.

O gerenciamento de grades de produtos pode parecer um fator sem muita importância, mas do ponto de vista da gestão de estoque é um ponto fundamental para um gerenciamento eficiente e a garantia de reposição e saída de produtos da sua empresa.

Se imaginarmos uma loja que comercializa milhares de unidades de produtos e que uma centena deles possui pequenas variações como as citadas, desenvolver e gerenciar grades de produtos faz com que seja muito mais fácil analisar quantidades em estoque, verificar a necessidade de pedidos de compras para reposição, criar promoções de vendas e promover a organização de produtos do inventário e das gôndolas.

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