papo-express

Neste Papo Express Gleyci Souza fala sobre Giro de Caixa.

O Giro de Caixa é um índice que mede o tempo necessário para transformar recursos da empresa em valor em caixa. Porém para identificar o valor do giro de caixa, é necessário primeiro conhecer o ciclo financeiro da empresa.

O Ciclo Financeiro leva em consideração o Giro de Estoque, O prazo médio de recebimento das vendas e o prazo médio de pagamento dos fornecedores. Pois ele considera que as compras de fornecedores geram contas a pagar, porém essas mercadorias são vendidas e geram contas a receber. O ciclo financeiro, portanto, calcula o prazo entre a saída do dinheiro até a sua recuperação.

Já para calcular o Giro de Caixa, basta dividir a quantidade de dias do ano pelo valor encontrado do Ciclo Financeiro. Nesse caso, se pegarmos como exemplo uma empresa que teve o Ciclo Financeiro com valor próximo a 80, aplicando na fórmula teríamos o valor de Giro de Caixa igual a 4, ou seja, essa empresa consegue fazer o giro de caixa quatro vezes por ano.

E importante lembrar que a análise do Giro de Caixa pode não ter muito sentido para qualquer tipo de empresa. Esse índice que tem relevância especialmente para empresas de varejo, onde as operações se baseiam na compra e vendas de mercadorias.
O Giro de Caixa pode ser usado para avaliar a saúde financeira da empresa e a capacidade de geração de caixa e pode ser útil especialmente para comparar concorrentes próximos.

Também é importante lembrar que nenhum índice financeiro deve ser avaliado isoladamente, o ideal é sempre analisar um histórico de dados e levar em consideração também outros índices para uma análise mais eficiente.

Assista ao vídeo. =D