No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre Gestão de Dívidas.

A gestão de dívidas tem como principal objetivo a eliminação das dívidas existentes entre um devedor e vários credores. Para isso, são elaborados planos que incluem a negociação da dívida para redução do valor total, além da diminuição de juros e taxas e negociação de prazos, garantindo ao devedor uma flexibilidade necessária para pagar todas as suas dívidas dentro das suas possibilidades.

Para garantir a melhor gestão das dívidas, é necessário primeiro conhecê-las a fundo, separando-as por tipos. Entre elas, temos:

Dívidas de Curto Prazo: que são as dívidas mais imediatas que possuem prazos de pagamento de até um ano, como por exemplo: pagamento de fornecedores, pagamento de impostos e créditos de curto prazo.

Dívidas de Longo Prazo: que são aquelas que possuem prazos de pagamento superiores a um ano, como por exemplo: empréstimos e financiamentos.

Dívida líquida: que é um indicador calculado a partir do valor da dívida bruta menos o valor de disponibilidades, isso é, a soma de todas as dívidas menos tudo o que a empresa é capaz de transformar em dinheiro rapidamente. Esse indicador é importante para determinar a situação real de endividamento da empresa.

Assista ao vídeo. =D