Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Gestão de Compras.

Para as redes varejistas ter um setor de compras forte e eficiente é essencial, pois são os compradores os grandes responsáveis pela negociação com os fornecedores, compras corretas de produtos, equilíbrio do estoque e estabilização financeira de um supermercado.

Por esse motivo podemos enxergar o setor de compras como o cérebro do supermercado pois com boas compras, obtém-se ótimas margens de lucro, impactando positivamente no resultado da empresa. Confira 3 dicas para organizar melhor a sua gestão de compras e fazer melhores negócios!

A primeira dica é mantenha um estoque equilibrado. É extremamente importante conhecer como é o comportamento de venda de cada produto. Pois é preciso comprar o suficiente para evitar ruptura, mas com preocupação para não comprar demais deixando seus produtos estocados e sem circulação.

Fique de olho na cobertura de estoque e analise as entradas e saídas das últimas semanas. Lembre-se de considerar a sazonalidade do produto e outros fatores que podem influenciar para aumentar ou diminuir a curva de venda do produto.

A segunda dica é fique de olho na tributação fique de olho da tributação. Apesar de não ser a área de expertise do comprador, tributação é um assunto muito relevante em se tratando de margem líquida.

Produtos diferentes tem condições diferentes, especialmente em se tratando de ICMS, PIS e COFINS, porque alguns produtos geram créditos de tributos e outros não. Leve em consideração também qual é o Estado de origem, porque, no caso do ICMS, Estados diferentes possuem regras diferentes.

E a Terceira dica sobre a negociação com os fornecedores. A negociação de custos, além de ser importante para determinar o preço de venda do produto, influencia também na competitividade da sua empresa. Outro fator importante é o prazo negociado para que os produtos que possuem alto índice de venda não deixem de ser vendidos por falta de estoque.

Com uma eficiente gestão de compras no supermercado, as operações ficam mais ágeis, pois diminuem-se os riscos de mercadorias paradas, o que significa: dinheiro parado. Além disso um setor de compras deve avaliar também os aspectos tributários e financeiros, identificando o melhor momento e a melhor forma de fazer um pedido de compras.

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