Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Folha de Pagamento.

A folha de pagamento contém informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela é usada para demonstrar o salário bruto e líquido, além de ter funções operacionais, contábeis e fiscais.

Qualquer empresa tem como atividade obrigatória a elaboração da folha de pagamento e a entrega de cada recibo de pagamento (holerite) para cada funcionário. Essas atividades exigem conhecimentos específicos na área de RH e por isso, é comum empresas contarem com uma contabilidade para ajudar neste sentido, com cálculo correto de valores, mantendo tudo dentro da lei.

Assim como cada empresa tem suas especificações e critérios para o controle financeiro, com relação a elaboração da folha de pagamento não é diferente. Não há um modelo oficial a ser seguido, por isso a folha de pagamento pode ser adaptada aos critérios de cada empresa, desde que não saia da lei.

Mas toda folha de pagamento para ser elaborada, precisa se basear em informações como:
– O valor do salário de contratação do funcionário;

– A frequência: faltas, atrasos e afastamentos;

– Os descontos de encargos sociais;

– A forma de pagamento e a data que o valor estará disponível.

Para composição dos salários líquidos, que deverão estar na conta dos trabalhadores no dia proposto, os valores da folha de pagamento são divididos em duas partes: Proventos e Descontos.

Os proventos correspondem aos salários, remunerações variáveis, horas extras e adicionais como adicional noturno, insalubridade e entre outros.

Já os descontos correspondem ao INSS, benefícios, faltas, contribuição sindical e mais uma série de descontos que depende do acordo que é feito entre a empresa e o colaborador.

Assista ao vídeo. =D