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Neste papo express Wilson Souza fala sobre Fidelização de Clientes.

Um dos maiores e mais importantes desafios para uma empresa é conseguir conquistar clientes ao ponto de torná-los verdadeiros defensores da marca, ou seja, pessoas que estarão sempre defendendo e elogiando a empresa, atuando como uma espécie de porta-voz da organização.

Tendo em mente a importância desse fato, confira algumas dicas para fidelizar seu cliente e fazê-lo com que se torne um defensor da sua marca.

A primeira dica é entender o perfil do cliente que compra seus produtos. Para isso faça pesquisas, enquetes ou questionários com o intuito de conhecer as preferências dos clientes e em quais pontos a sua empresa peca na hora de atender os seus consumidores.

Com base nos dados coletados, é possível traçar planos de melhorias, modificando o que não está indo bem e reforçando ou fortalecendo o que está agradando o público-alvo.

A segunda dica é desenvolver empatia com o seu consumidor. Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima forma de lidar com ele.

É interessante disseminar este comportamento para todos os colaboradores da empresa independente da área que eles atuem. Quando nos colocamos no lugar do cliente buscamos por novas soluções e maneiras mais simples de trabalhar.

A terceira dica é favoreça a comunicação. O desafio aqui está em obter uma comunicação de qualidade, com fluidez e que gere pleno entendimento entre as partes envolvidas.

O cliente precisa entender e confiar que será rapidamente ouvido e de que o seu questionamento será perfeitamente compreendido e solucionado.

A quarta dica é fidelize a frequencia. Aqui para aqueles clientes que estão sempre interagindo com a marca, é interessante que haja algum tipo de premiação ou vantagem.

Não é necessário desembolsar uma quantia grande de dinheiro. Você pode começar com pequenas atitudes, como um e-mail personalizado, um brinde, ou uma mensagem pública no facebook. Essas ações apesar de pequenas têm grande valor para o relacionamento

A quinta dica é medir e adaptar essas ações de fidelização. Além de se estabelecer uma estratégia própria para fidelizar os clientes, a empresa deve mensurar se este está alcançando os objetivos estabelecidos.

Esta é uma importante atitude no processo de fidelização do cliente, pois caso o plano elaborado não esteja surtindo o efeito esperado, é indicado de que é hora de dar novo rumo a este processo.

É importante ter em mente que estratégias de fidelização são um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado. Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam.

Assista ao vídeo. =D