Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% na Nuvem, Larissa Ruana fala sobre Encargos Contratuais.

Encargo Contratual é um termo usado para designar encargos cobrados pelo emissor, que incluem além do custo do financiamento, a remuneração de administração do financiamento e da garantia. Cobrados em geral na forma de percentual sobre a dívida acumulada pelo crédito rotativo, estes encargos só são devidos a partir do dia seguinte ao do vencimento da fatura.

Na fatura mensal, vêm discriminados os Encargos Contratuais do Período e os Encargos Máximos para o Próximo Período. Dessa forma, é possível o titular saber antecipadamente o percentual máximo que irá pagar, caso decida financiar suas compras.

O CET, Custo Efetivo Total, é uma taxa percentual que demonstra a somatória de todos os custos que o cliente terá em uma operação de crédito, mostrando assim na fatura, a porcentagem total de encargos que o cliente terá que pagar caso atrase ou financie algum pagamento.

O ideal é que o valor total da fatura seja pago antes ou no dia da data de vencimento porque só de ter um cartão de crédito o cliente já paga pela anuidade e pelas tarifas para o uso do serviço. Ter este tipo de cartão pode ser um benefício, mas é importante usá-lo corretamente.

Assista ao Vídeo. =D