papo-express

No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre Empréstimos.

O empréstimo nada mais é do que um contrato entre o cliente e a instituição financeira, onde o cliente recebe uma quantidade em dinheiro que posteriormente será devolvida através de parcelas com incidências de juros e outros tributos.

Ao contrário do financiamento, algumas modalidades de empréstimo não exigem a definição do destino a qual o recurso será aplicado. Os empréstimos podem ser destinados a pessoas físicas ou para empresas, para cada perfil de cliente podem haver condições de contrato diferenciadas além de modalidades diferentes.

Os empréstimos também podem ser de curto, médio ou longo prazo. Empréstimos de curto prazo possuem condições de pagamento de até 1 ano e normalmente são utilizados para soluções rápidas, como pagamento de pequenas dívidas ou aquisição de capital de giro.
Os empréstimos de médio prazo podem durar poucos anos e normalmente são utilizados para cobrir reformas, compras de equipamentos, entre outros.

Já os empréstimos de longos prazos podem durar vários anos e normalmente são utilizados para cobrir dívidas de grandes proporções, como compra de imóveis ou equipamentos de grande porte.

Os empréstimos são muito úteis para cobrir despesas quando o recurso disponível não é suficiente, especialmente para empresas no começo das atividades. Dessa forma é possível honrar os compromissos e manter a continuidade do negócio.

Porém é importante lembrar que é preciso fazer uma boa gestão dos empréstimos para evitar o efeito bola de neve que pode ser causado pelo pagamento dos juros. Para facilitar o controle e saber quando será necessário recorrer a um empréstimo, o relatório de Fluxo de Caixa pode ser uma boa ferramenta.

Assista ao vídeo. =D