Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre EDI Bancário.

EDI (Electronic Data Interchange) é um arquivo eletrônico que permite a troca de informações entre empresas e seus parceiros, tais como Bancos, através da rede, automatizando assim os processos tradicionais de pagamentos e cobranças e outros tipos de operações bancárias.

As principais vantagens do EDI Bancário são:

* Aumento na segurança, pois com o EDI, é possível garantir maior precisão para ordenar, enviar e receber informações de bancos, evitando extravios ou perda de dados. Além de evitar o compartilhamento de dados como senhas e tokens.

* Redução de tempo e custos, uma vez que o uso do EDI possibilita eliminar o tempo gasto em lançamentos manuais, digitação de documentos, filas em bancos, entre outros tipos de interações humanas, permitindo assim que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicarem à tarefas de maior relevância.

* Conciliação Bancária automática, que pode ser realizada conforme a empresa recebe os arquivos de extratos enviados pelo banco, sem a necessidade de acessar constantemente o extrato da sua conta para fazer a conferência manual, mantendo assim um maior controle das finanças da empresa de forma rápida.

* Lançamentos Automáticos de informações que muitas vezes podem passar despercebidas, como taxas e tarifas bancárias. Com o uso do EDI alinhado a um bom software de gestão, é possível fazer o mapeamento dessas operações, efetuando o lançamento automático no sistema e mantendo um reflexo real dos saldos das contas bancárias.

* Centralização das Operações, uma vez que é muito comum que as empresas possuam várias contas em bancos diferentes, aumentando esse número exponencialmente conforme a quantidade de filiais. Utilizando o EDI, o controle de todas essas contas podem ser feitos através de uma única tela, sem a necessidade de acessar cada conta separadamente para efetuar os pagamentos ou para consultar os extratos no momento da conciliação bancária.

Assista ao vídeo. =D