Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Dicas de Organização de E-commerce.

Antes de liberar o acesso ao site, é preciso cadastrar os produtos, testar a navegação e avaliar a integridade de todas as etapas do sistema utilizado.

A organização dos produtos na loja é essencial para que visitantes se convertam em clientes. Antes de estar online é importante que todos os produtos estejam já cadastrados. Algumas plataformas como o cosmos, possuem cadastros de diversos campos relativos ao produto, como: categorias e subcategorias, marcas, fabricantes, cores, tamanhos etc.

Para ter certeza que está tudo correto, o empreendedor deve se colocar no lugar do cliente. Realizar pesquisas na loja, verificando se a navegação e nome das categorias e produtos estão claros. Colocar produtos em seu carrinho de compras, fazer um cadastro e realizar uma compra. Confirmar o pagamento na loja virtual bem como a entrega do produto e ver as mensagens que irá receber como cliente.

O empreendedor deve, ainda, testar todos os formulários de contato possíveis do site e certificar-se de que todos estão chegando em um e-mail que se possa ler e responder.

Pode-se também pedir para outra pessoa que não está familiarizada com o processo para fazer uma compra e, a partir daí, tentar entender as suas dificuldades e procurar deixar as informações mais claras para esse tipo de cliente.

A plataforma de e-commerce normalmente vai oferecer um mecanismo de confirmações de pagamento, que pode ser por notificação. O ideal é conferir diariamente os pagamentos realizados.

Se o processo de confirmação do pedido é manual, ou seja, um gestor da loja visualiza o pagamento em um sistema e confirma no outro, é sempre bom conferir os detalhes da compra do cliente antes de confirmar o pagamento. Algumas plataformas enviam um e-mail de confirmação para o cliente.

Assista ao vídeo. =D