Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem para Redes Varejistas, Larissa Ramos fala sobre a diferença entre Análise Preditiva, Prescritiva e Descritiva.

Preditiva: este tipo de análise é o mais indicado para quem precisa prever algum tipo de comportamento ou resultado.

Esta técnica busca analisar dados relevantes ao longo do tempo, buscando padrões comportamentais e suas variações de acordo com cada contexto, a fim de prever como será o comportamento de seu público ou mercado no futuro, dadas as condições atuais. Muito útil para avaliar tendências de consumo e flutuações econômicas.

Prescritiva: segue um modelo similar à anterior, porém com objetivos ligeiramente diferentes; ao invés de tentar prever um determinado acontecimento, esta análise busca trazer informações de consequências deste acontecimento.

Para efeitos de comparação, enquanto o modelo anterior focaria em tendências de consumo do seu público – por exemplo – a análise prescritiva busca trazer um panorama dos tipos de produto que serão mais desejados ou o impacto que essas tendências terão no montante de vendas.

Modelo muito útil, especialmente se casado com o anterior, mas não tanto utilizado, muitas vezes por falta de conhecimento sobre ele.

Descritiva: ao invés de focar no futuro, esta análise busca trazer uma fotografia do presente, para que decisões de cunho imediato possam ser tomadas com segurança, o que faz deste modelo muito útil para análise de crédito, por exemplo.

A análise descritiva trabalha com histórico de dados, cruzando informações com o objetivo de gerar um panorama claro e preciso dos temas relevantes para a empresa no presente momento.

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