[:pb]Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre alguns Dados de Vendas para 2017.

Com a crise econômica atravessada pelo Brasil nos últimos anos, as vendas tiveram quedas significativas em diversos setores. No entanto, o mercado tem se mostrado mais otimista em relação às expectativas para 2017, apesar de ainda existirem alguns receios.

Os dados gerais apontam que deve ocorrer uma melhora em quase todos os segmentos. Contudo, especificamente em relação aos setores mais relevantes, o aumento nas vendas não pode ser considerado muito animador, apesar de já mostrar um horizonte um pouco mais tranquilo do que aquele que era visto em 2015 e no começo de 2016.

O setor supermercadista, por exemplo, deve apresentar uma leve melhora já no primeiro trimestre de 2017 quando comparado com o mesmo período em 2016. No entanto, segundo a Abras, isso ocorrerá principalmente porque os números de 2016 foram muito negativos. Ou seja, a tendência é que aconteça apenas um movimento de ajuste em relação aos anos anteriores à crise, e não exatamente um crescimento real.

ja as vendas no varejo e no atacado devem apresentar uma leve melhora neste ano de forma uniforme em todo o país, sendo que o mercado varejista parece caminhar para números mais animadores. No estado de São Paulo, por exemplo, a expectativa é que as vendas no varejo tenham um aumento de 1% no próximo ano, segundo dados da FecomercioSP.

Diante disso, é possível concluir que as empresas devem ficar muito atentas aos movimentos do mercado, pois a instabilidade econômica ainda não foi totalmente superada, o que deixa alguns espaço para surpresas desagradáveis. Por isso procure traçar estratégias que sejam capazes de identificar e suprir uma eventual queda nas vendas.

Dessa forma, fidelizar os clientes através de boas ações de marketing e de um atendimento eficiente, que ofereça uma boa experiência ao consumidor, pode ser uma excelente opção para se prevenir de possíveis contratempos.

Assista ao vídeo. =D

[:]