Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Custo e Despesa.

Custo é considerado como a soma dos gastos realizados na aquisição ou produção dos estoques a fim de colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade.

Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços como por exemplo: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários entre outros.

Já a despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos como por exemplo Materiais de escritório e Salários da administração.

Para diferenciar despesas de custos é importante ter em mente que o segundo tem a capacidade de ser atribuído ao produto final da empresa. Já as despesas são sempre de caráter geral, o que torna difícil vinculá-las aos itens produzidos.

Uma forma eficaz de diferenciar custos e despesas no dia a dia é se perguntar: Se você eliminar determinado gasto, a produção ou aquisição de estoques da empresa será afetada? Se sim, o gasto pode ser considerado como custo. Caso a resposta seja negativa, o gasto é considerado uma despesa.

Assista ao vídeo. =D