Neste papo express Wilson Souza fala sobre Cultura de Redução de Despesas.

A maioria das empresas está consciente da importância de se reduzir os custos. Acontece que nem sempre as empresas monitoram de perto as suas despesas ou têm processos para saber exatamente onde elas estão ou como evoluem. E pior que isso não incentivam os gestores e funcionários a usarem os recursos de maneira eficiente.

Para reverter esse processo, a empresa precisa implantar a chamada cultura de redução de despesas. É a mudança de cultura que garante que o dinheiro disponível será gasto nas iniciativas mais alinhadas com os objetivos do negócio. Mas como começar? Confira algumas dicas.

O primeiro ponto para essa mudança é focar nas pessoas. Ninguém gosta gosta de abrir mão do seu orçamento. Então para engajar as pessoas em uma cultura de redução de custos é preciso mostrar que ela traz benefícios. Evidencie que ao eliminar despesas não estratégicas, sobra mais dinheiro para investir no crescimento do negócio. E que esse crescimento poderá ser distribuído em forma de dividendos, bônus ou até uma PLR.

O segundo ponto é mostrar que essa mudança afeta a todos inclusive a Diretoria. O engajamento só existirá se o nível mais alto da hierarquia da empresa também estiver comprometido com a redução de despesas. A diretoria e a presidência precisam imprimir essa cultura, e defender esses princípios, precisam mostrar na prática a mudança e servirem de exemplo para toda a organização.

Saiba que a cultura de redução de custos é um trabalho de longo prazo. Ela não pode e nem deve ser implementada de um dia para o outro. Infelizmente não é possível envolver a empresa inteira de uma vez só. Primeiro, as reuniões e discussões devem ficar restritas a poucos gestores, onde eles testarão o novo sistema, construirão a metodologia e se tornarão os multiplicadores da cultura.

O último ponto é a Comunicação. Ela é a alma de qualquer negócio. Ela precisa ser clara e transparente ou seja, todos precisam entender os indicadores, o orçamento e as metas. A cultura se transfere pela repetição. Enquanto os novos precisam ouvir sobre isso ao chegar à empresa e os mais velhos devem ser lembrados regularmente.

Assista ao vídeo. =D

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/ultimas-noticias/crie-uma-cultura-de-economia-de-despesas-em-seu-supermercado