papo-express

No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre como cortar custos de forma eficiente.

Custos são inevitáveis em qualquer negócio. Ao contrário dos gastos, eles não devem ser vistos como algo negativo ou prejudicial, uma vez são necessários para manter a continuidade do negócio e trazem retornos à empresa. Porém, se não forem controlados devidamente eles podem se tornar maiores do que o esperado, consumindo um capital desnecessário.
Realizar o corte de custos, no entanto, exige um cuidado especial levando em consideração os custos fixos e variáveis, para que os cortes possam maximizar os lucros sem afetar a integridade do negócio.

O primeiro passo para realizar um corte de custo eficiente é conhecê-los a fundo. Faça um levantamento de todos os custos classificando-os conforme seu grau de relevância e separando os fixos dos variáveis. Uma vez que todos os custos sejam identificados, é preciso analisar cada um separadamente e utilizar métodos como:

Uso Consciente. Essa é a forma mais simples de reduzir custos como energia elétrica, água, etc. Estimule os funcionários a apagarem as luzes ao saírem de ambientes, desligar monitores quando não estão sendo usados, etc.

Negocie sempre. A negociação é a melhor maneira de reduzir o custo do que é realmente necessário. Procure opções que realmente se adequem as necessidades da empresa, evitando assim pagar por algo que não é utilizado. No caso de compras de mercadorias, procure negociar as melhores condições de compra e melhores prazos para pagamento.

Faça uma boa gestão de recursos. Garantir apenas a melhor condição de compra não é o suficiente para evitar gastos indevidos. É preciso também garantir o melhor aproveitamento dos recursos. Um exemplo disso é a boa gestão do estoque, uma vez que se forem adquiridos mais produtos do que o necessário, eles podem ficar muito tempo parados no estoque ou até mesmo perder a validade, o que pode gerar prejuízos.

Tenha um bom controle e organização. A falta de um controle adequado podem acabar gerando um aumento de custos desnecessários, como por exemplo: deixar de pagar contas na data de vencimento, gerando juros e multas que poderiam ser evitados. Falta de controle em relação a impostos e outras obrigatoriedades, falta de planejamento do Fluxo de Caixa, entre outros. Para ajudar neste ponto, uma boa solução é utilizar um bom sistema de gestão.

Assista ao vídeo. =D