Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Contas Inativas do FGTS.

Todo trabalhador que possui um contrato de trabalho tem uma conta vinculada ao FGTS. Essa conta é abastecida com depósitos mensais efetivados pelo empregador e acrescentado a atualização monetária e juros.

Assim, a cada novo contrato de trabalho, novas contas vinculadas ao FGTS são criadas. Quando o contrato de trabalho encerra, a conta vinculada deixa de receber depósitos e se torna uma conta inativa.

Caso o trabalhador tenha pedido demissão ou teve o seu contrato de trabalho finalizado por justa causa pela empresa, os valores depositados não são retirados e permanecem na conta, recebendo juros e correções monetárias sobre o saldo.

Com isso, um trabalhador pode ter diversas contas de FGTS ao longo de sua vida profissional.

No final de 2016, o governo anunciou que liberaria o saque do dinheiro preso nas contas inativas do FGTS para estimular a economia. A medida passou a permitir que trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015, sacasse as quantias de suas contas no FGTS.

De acordo com a Caixa, cerca de 30 milhões de trabalhadores serão contemplados até o final do prazo e isso movimentará aproximadamente R$4,3 milhões.

Assista ao vídeo. =D