Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre o Conciliação Contábil.

Conciliação contábil é a conferência dos valores debitados ou creditados, nos registros contábeis de uma organização, confrontando-os com os respectivos suportes e documentos que lhes deram origem, seja em caráter interno ou externo à referida organização.

De maneira mais informal, a conciliação de contas contábeis é a conferência mensal, semestral ou anual de cada conta contábil. Cada conta do balanço deve ser verificada e ter a composição de seu saldo validado.

Essa composição de saldo é na verdade um controle interno, onde o contador ou o responsável pela área, sabe o que contém em cada conta contábil. Sendo que para realizar o encerramento da movimentação contábil do ano, é necessário que os saldos de todas as contas correspondam exatamente com os saldos reais existentes na data de fechamento.

A conciliação contábil é imprescindível para a manutenção precisa da escrituração contábil, bem como a exatidão dos saldos de todas contas contábeis, visando à geração de informações para gestão e tomadas de decisão.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: http://www.conciliacaocontabil.com.br/conciliacao-contabil-o-que-e/