Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% em Nuvem, Gleyci Souza fala sobre CFO.

Chief Financial Officer ou apenas CFO, é o diretor financeiro de uma empresa.

O CFO é o responsável que vê além do período de fechamento e relatórios financeiros. Ele é o profissional que entende a história por trás dos números e analisa os riscos financeiros de uma empresa. Em muitas organizações, o CFO conta com a ajuda de um Gerente de Controladoria.

Esta relação de profissionais se dá pelo fato de que é o controlador que realiza o levantamento de toda a projeção de receitas, custos, despesas e os investimentos, para firmar informações que serão validadas pela diretoria organizacional.

A principal responsabilidade de um CFO é garantir que a empresa mantenha uma estrutura financeira adequada ao seu planejamento estratégico. Suas demais funções envolvem: planejamento e arquivamento de dados financeiros. Responsável também pelos financiamentos de longo prazo, políticas de dividendos, investimentos de capital, gerenciamento de fluxo de caixa e alocação de recursos.

Por isso, o CFO deve estar sempre atento e ser um profissional apto, capaz de analisar criticamente o ambiente a longo prazo.

Assista ao vídeo. =D