Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre Cashback.

Cashback é um termo em inglês que significa, literalmente, “dinheiro de volta”. No caso de e-commerces, sites de cupons de desconto e até alguns aplicativos, quando você faz uma compra com cashback quer dizer que você vai receber uma parte do seu dinheiro de volta.

Nos Estados Unidos e em outros países no exterior, esse tipo de transação é bastante comum e, por aqui no Brasil, é um modelo que está ganhando cada vez mais força principalmente com o surgimento de startups focadas no serviço.

Basicamente, o cashback funciona como um programa de fidelidade. Quando uma compra é realizada pela internet o usuário se cadastra no serviço de cashback, faz as compras em sites parceiros e, depois de acumular um certo valor em compras, o dinheiro volta para a sua conta-corrente.

Já no comércio tradicional, o cliente paga com uma maquininha de cartão específica. O modelo de negócios é simples: pelo fato de atrair o cliente à loja, os sites de cashback recebem uma comissão, pois funcionam como uma plataforma de anúncio. Sendo que parte desse valor, então, é repassado para o consumidor. A Amazon, por exemplo, devolve 4% do dinheiro em compras na categoria eletrônicos e tecnologia e a Microsoft 3%.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/seu-dinheiro,entenda-como-funciona-o-cashback,70001903846