Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Capital de Risco.

O Capital de Risco é uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, com objetivo de ter ações valorizadas para posterior saída da operação. Isto é, a entidade financeira de capital de risco participa temporariamente do capital da empresa até que ela aumente seu valor e então a entidade se retira obtendo um lucro.

O nome “Capital de Risco” se dá não pelo risco do investimento, mas pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr.

Este financiamento está associado a negócios que estão em fases de início, expansão ou mudanças de gestão. Que são situações onde o risco está muito elevado devido a incerteza do projeto onde a empresa se encontra.

No Brasil, o Capital de Risco trouxe boas oportunidades para empresas nacionais se expandirem e conquistarem novos mercados. A presença de investidores desse setor é de extrema importância para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas especialmente da área de tecnologia. Em geral, as entidades de capital de risco não fazem investimentos em empresas de natureza imobiliária ou financeira.

Assista ao vídeo. =D