Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Budget.

Budget é um termo em inglês muito utilizado por contadores, que significa orçamento. É frequentemente utilizado para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

O Budget é normalmente o plano base para o início da atividade produtiva. Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda e produção e se consegue fazer uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como um planejamento futuro.

Antes de iniciar o ano a empresa analisa vários fatores, como: econômico, o mercado, a capacidade de produção e define qual o volume de vendas prevista. Com base neste volume de vendas a empresa orça todos os custos e despesas elaborando um plano de contas. Este plano de contas ou orçamento é definido como Budget.

Um dos principais motivos de investir tempo e energia na criação e gestão do Budget para empresa é garantir o Planejamento Estratégico Financeiro, além dos motivos como Medir a Performance da organização, assegurar o Controle Financeiro, fornecer apoio na Tomada de Decisões e ainda auxiliar na Estratégia de Precificação.

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