Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre o Break Even

A expressão Break Even é utilizada em Economia e Finanças para indicar o Ponto de Equilíbrio entre as despesas e receitas de uma empresa. Quando os cálculos indicam que a empresa atingiu o ponto de equilíbrio isso significa que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, ou seja, a empresa não teve lucro nem prejuízo.

Conhecer o Break Even é fundamental porque assim você terá uma noção precisa da viabilidade do seu negócio. É um ponto de referência do planejamento e da execução de suas atividades, já que, ao conhecê-lo, você consegue entender claramente o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos envolvidos em sua operação. É a partir do Break Even que seu empreendimento pode começar a dar lucro.

Para calculá-lo você precisa levar em conta todos os custos que causam impacto na rentabilidade do seu negócio. Os Custos fixos, como salários, aluguel, impostos, internet e seguros, os custos variáveis como chamadas telefônicas Frete, Combustível, Horas extras e Despesas de viagem e claro as Vendas que é o quanto você obtém da comercialização dos seus produtos e serviços.

É importante ter em mente que o Break Even representa a situação financeira da sua empresa em um determinado momento, levando em conta o preço do produto e os custos fixos e variáveis que existem neste momento. Assim, qualquer alteração nestes elementos irá mudar o resultado final do ponto de equilíbrio.

O Break even Point é uma ferramenta bastante importante para todas as empresa, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita um maior controle dos resultados.

Assista ao vídeo. =D

Fontes: https://endeavor.org.br/breakeven/
https://www.significados.com.br/breakeven/