papo-express

No Papo Express de hoje, vou falar sobre Bonificação.

Bonificação uma forma de gratificação para um atingimento de meta ou produtividade. Ela pode ser de várias formas, em dinheiro, produto, prêmio etc.

A Bonificação, no contexto de supermercados, surgiu como uma gratificação do Fornecedor para um pedido de compra colocado e ela variava de acordo com a quantidade comprada. Ex: Se colocar um pedido de 300 unidades do produto ‘X’, o fornecedor lhe dá uma bonificação de 30% do mesmo produto.

Com o passar do tempo, as bonificações passaram a ser quase que obrigatórias e os supermercados passaram a exigir também dos fornecedores que não possuíam esse recurso, principalmente as grandes redes de Varejo que tinham maior poder de negociação junto aos fornecedores.

E as bonificações que eram apenas em produtos passaram a ser oferecidas ou exigidas também em dinheiro, como “Verbas Comerciais”.

Hoje existem alguns tipos de bonificação que estão praticamente institucionalizadas no Varejo Supermercadista: Bonificação por Pedido de compra, por meta de venda, por meta de compra, por crescimento etc.

O maior problema encontrado pelos Supermercadistas é como controlar e receber essas bonificações que acabam se tornando “promessas” do Fornecedor que nem sempre são cumpridas.

Por isso as redes varejistas podem utilizar um sistema informatizado para manter esse controle.

Assista ao vídeo. =D