Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% em Nuvem, Gleyci Souza fala sobre B2B e B2C.

Existem dois termos muito importantes para o varejo nos dias de hoje: B2B, e B2C. O B2B ou Business to Business, traduzido como transação de empresa para empresa, é um termo usado para definir negócios entre empresas e não diretamente ao consumidor.

Empresas B2B são aquelas que prestam serviços a outras companhias, como as terceirizadas. Os exemplos mais comuns que vemos de empresas neste negócio são as empresas produtoras de matérias-primas, prestadoras de serviços e, as companhias que prestam serviços B2B fazem parte da cadeia de suprimentos da compradora. Exemplos como, Redes Atacadistas e softwares corporativos se encaixam no modelo B2B.

Já o B2C ou Business to Consumer, traduzido como Empresa para o Consumidor, presta serviços apenas para os consumidores finais. Exemplos como Redes de Varejo (supermercados, lojas de departamento etc), aplicativos pessoais e alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes se encaixam no modelo B2C.

Em geral, o que caracteriza o tipo de comércio de uma empresa não é o produto em si, mas a atividade fim, ou seja, qual o fim do destino da mercadoria. Isso define o modelo de negócio e como os seus atuantes irão trabalhar.

Assista ao vídeo. =D