Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Apuração de Tributos.

Cuidar da tributação é uma responsabilidade muito grande para todo empreendedor. Caso ele não pague devidamente os seus tributos, corre o risco de ser autuado pela Receita Federal e penalizado. Por isso, para fazer uma apuração de tributos, leve em consideração contar com a ajuda de profissionais qualificados.

Antes de fazer a apuração, é preciso saber quais são os tributos que sua empresa deve pagar assim como à qual regime tributário ela responde: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, pois se na hora de realizar a apuração de tributos dentro da empresa, não ficar clara as diferenças detalhadas entre cada um, provavelmente a sua empresa terá prejuízos.

Outro ponto importante para a apuração de tributos é se ajustar ao SPED. Pois se não for feito, certamente existirão erros no cálculo e preenchimento das informações, bem como na forma de apresentação dos documentos.

Para fazer a apuração de tributos é interessante possuir uma contabilidade tributária, devido as diferentes formas de tributação, por exemplo, no lucro real os impostos são calculados sobre o lucro líquido real apurado no período e o PIS e COFINS não são cumulativos nesse regime, o que permite descontar créditos. Sendo que esse desconto de créditos já não é possível no Lucro Presumido.

Já no simples não há compensações de créditos e incide somente uma alíquota total onde o recolhimento é feito de forma unificada através de uma única guia, existindo tabelas com valores de alíquotas que variam conforme o tipo de negócio desenvolvido pela empresa.

Lembre-se, fazer uma apuração correta de tributos é uma forma de garantir que todos os impostos devidos sejam calculados corretamente com base no cálculo ideal.

Assista ao vídeo. =D