Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Análise Contábil.

Um processo amplamente adotado por empresas é a padronização de índices e/ou indicadores por atividade.

Índice é a relação entre valores e medidas, e indicadores são dados estatísticos relativos a um ou a diversos processos que se deseja controlar. Ambos servem para avaliar situações atuais com anteriores ou, ainda, com outras empresas do mesmo segmento.

A Análise Contábil serve para analisar relatórios e demonstrações com a finalidade de fornecer informações numéricas de dois ou mais períodos, com o objetivo de ajudar os gestores da empresa a conhecer a situação da empresa, possibilitando assim, a interpretação das variações do patrimônio e da riqueza gerada por movimentações com a finalidade de medir a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais para que os gestores tomem decisões e conheçam a evolução do seu patrimônio.

A Análise Contábil pode ser classificada em alguns tipos, como:

A Análise de Estrutura. Este tipo de Análise é importante para avaliar a estrutura de composição e a participação de itens e sua evolução no tempo.

Já a Análise de Evolução é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo.

E, por fim, a Análise de Índices relaciona itens e grupos de itens do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados, é útil para a análise de créditos e pendências e ajuda a entender o desempenho da empresa no passado e compara com padrões pré-estabelecidos, examinando a posição dela em seu setor de mercado em relação a concorrência.

Assista ao vídeo. =D