Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre a Diferença entre Matéria Prima e Insumos.

Este é um conceito bastante sutil e algumas vezes até subjetivo, mas vou tentar explicar de uma forma bastante simples.

Um exemplo de uma matéria-prima é o algodão, que é colhido a partir de plantas. O algodão pode ser transformado em fio (também considerado uma matéria-prima), que pode ser transformado em tecido, um material semi-acabado.

O algodão é então utilizado como matéria-prima em muitas outras indústrias para fabricar produtos acabados. Ou seja, a definição de matéria-prima é a seguinte: é todo o material que está agregado no produto e que é empregado na sua fabricação, tornando-se parte dele.

Muitas vezes, insumo é um termo confundido com matéria-prima, mas na verdade, os insumos são todo e qualquer tipo de material utilizado para a produção de um determinado tipo de produto, mas que não, necessariamente, faça parte dele.

Por exemplo, na indústria têxtil, para se confeccionar camisetas, utiliza-se a matéria-prima algodão, como já citado anteriormente. Todos os outros materiais e equipamentos podem ser considerados insumos, tais como a máquina de tecer, a água que lavou as camisetas, a máquina que colheu o algodão e todos os demais elementos que fizeram parte da elaboração do produto acabado.

Em resumo, matéria-prima é o material base de um produto. Insumo, é o conjunto de todos os “fatores” necessários para a fabricação de um produto.

Assista ao Vídeo. =D