Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema integrado e 100% em Nuvem. E hoje Larissa Ruana fala sobre os 5 erros mais comuns na Gestão Tributária.

Muitos varejistas pagam impostos sem entender os números e os problemas de finanças e gestão que mais atrapalham o lucro.

A falta de informação é um dos principais problemas atualmente. Segundo Sandra Fiorentini, consultora do Sebrae-SP, muitas pessoas pagam impostos mas não sabem o que estão pagando.

No comércio, os problemas costumam começar na precificação de um produto, porque algumas vezes o varejista não inclui no preço de venda o valor necessário para poder recolher os impostos, afirma Silvio Passarelli, diretor da Faculdade FAAP.

Os principais erros cometidos na hora de pagar os impostos, são:

O primeiro é a falta de informação.
Ainda por falta de conhecimento, alguns varejistas pagam impostos errados. Isso acaba trazendo prejuízos e problemas até irreversíveis para a empresa. O ideal é que o varejista se una a sua equipe de contabilidade e tenha uma conversa aprofundada para entender se a tributação está correta.

O segundo erro é: Precificação.
No varejo, o problema de precificação é evidente, isso porque muitos varejistas calculam o preço do produto, sem saber exatamente quanto imposto pagar e só realizam a precificação conforme o custo de produção.

O terceiro erro mais cometido é tentar aplicar o “jeitinho”.
Ainda existem alguns varejistas que acreditam no “jeitinho” e tentam burlar o pagamento de impostos. Antigamente, o sistema de arrecadação era muito falho, mas atualmente se você não pagar, no próximo mês é emitido um aviso com multa para o comerciante.

O quarto erro é a escolha do regime tributário.
O Simples Nacional, que reúne oito impostos em uma taxa, é uma das opções mais vantajosas. Mas isso não deve ser uma escolha automática e sim estudada e analisada com cautela.

O quinto e último erro é o ICMS.
Este imposto é um dos que mais geram dúvidas nos comerciantes. Segundo a consultora do Sebrae-SP, este problema está na guerra fiscal entre os estados. Por isso, antes do varejista fechar uma compra, ele precisa checar a alíquota do estado e a diferença que deve ser paga quando a compra chegar ao destino.

Assista ao vídeo. =D