Neste Papo Express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na Nuvem, Gleyci Souza dá início aos dois vídeos que falam sobre os 5 erros mais comuns da Gestão Financeira.

Uma das coisas mais importantes que uma empresa precisa fazer é cuidar de sua gestão financeira. Por isso iremos abordar neste vídeo os erros mais comuns da gestão financeira.

O primeiro erro é não manter a disciplina nos controles financeiros.

Muitas empresas e gestores começam a controlar as finanças de forma correta, mas por falta de tempo e por estarem preocupados com outras atividades da empresa, não mantém a regularidade nos controles. Contas ficam acumuladas, orçamentos são ignorados e quando menos se espera, o gestor não consegue mais visualizar a saúde financeira de sua empresa. Uma dica é separar tempo para acompanhar os orçamentos da empresa e controlar a saúde financeira dos negócios.

O segundo erro é não controlar corretamente o fluxo de caixa.

Controlar o fluxo de caixa é muito mais do que acompanhar o extrato bancário e atualizar os valores. Além de verificar o que já passou, o fluxo de caixa serve para planejar o futuro. É preciso conhecer as despesas futuras e deixá-las registradas, especialmente àquelas que a sua empresa não pode deixar de pagar. Se você não tem uma boa visualização do contas a pagar e a receber, nunca saberá quando precisará antecipar um recebimento e evitar pagamento de contas com multas e juros.

O terceiro erro é ignorar gastos ocultos e pequenas despesas.

Muitos gestores, mesmo fazendo um planejamento das contas, ainda são pegos de surpresa ao precisarem de dinheiro para sanar gastos ocultos. É claro que nem tudo é possível prever, mas para alguns deles você já pode estar atento.

Lembre-se que é preciso fazer uma reserva mensal do 13º salário e férias de seus colaboradores para que, quando essas despesas aparecerem, você possa ter dinheiro em caixa para quitá-las. Vale também fazer uma reserva financeira para outros gastos ocultos, como rescisões trabalhistas, por exemplo.

Há também alguns gastos em dinheiro, que ignoramos por ser de pequeno valor e sequer registramos em nossos controles, podem comprometer a saúde financeira da empresa ao longo de um ano.

Assista ao vídeo. =D