Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem para Redes Varejistas, Larissa Ramos fala sobre Lead Time de Estoque.

Lead time pode ser traduzido para ciclo, um período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. Quando falamos de estoque, o Lead Time é o ciclo entre a entrada do produto no estoque e a sua saída do inventário.

Por exemplo, no comércio, o “Lead Time” do produto no estoque é o período entre a data de entrada do produto (não a de compra e sim quando ele entrou efetivamente na sua loja) e a sua venda, ou seja, quando ele saiu da loja.

É muito importante medir esse tempo (Lead Time do estoque), para saber quanto tempo um produto fica parado no estoque, gerando custos de armazenamento, além do mais, é um dinheiro investido que fica parado.

Quando falamos de Lead Time de compra, é o tempo medido entre o envio do pedido de compras ao fornecedor e o tempo em que a mercadoria chega na minha empresa. Por exemplo, você precisa fazer uma compra, pois seu produto está acabando e então envia um pedido de compra para o fornecedor.

O fornecedor irá receber seu pedido, conferir se a mercadoria está no estoque dele ou se terá que produzi-la, separar a mercadoria e despachar essa mercadoria, que ainda levará um tempo para chegar até a sua empresa. Todo esse tempo, do pedido de compra enviado e o produto chegar à sua loja é o Lead Time de compra.

Medir esse tempo para cada fornecedor e produto é de extrema importância, pois isso irá lhe dar uma visão de quanto tempo antes você precisará colocar o pedido de compra. Por exemplo, um fornecedor que tenha um lead time de 10 dias úteis para um determinado produto, você já irá solicitar uma nova remessa deste produto, quando seu estoque estiver em uma quantidade suficiente para apenas mais 10 dias.

Se você esperar que seu estoque fique abaixo disso, certamente haverá uma ruptura do seu estoque e você poderá perder vendas e no caso de fábricas, parar a produção.

Assista ao Vídeo. =D