Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas, Wilson Souza fala sobre o IGPM.

O IGPM ou Índice Geral de Preços do Mercado é um importante índice, calculado mensalmente pela FGV, que tem como o objetivo registrar a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

Esse índice é formado pela média ponderada entre o Índice de Preços por Atacado, o Índice de Preços ao Consumidor e o Índice Nacional do Custo da Construção, com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente, sendo que a pesquisa de preços é feita entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual.

O IGPM possui três principais utilidades: Ser usado como um importante indicador macroeconômico; funcionar como deflator de valores monetários e principalmente, como um indexador de contratos – como aluguel, seguros e tarifas públicas.

Este indicador é o principal dado de referência dos reajustes feitos na Energia Elétrica, Escola e Universidades, alguns tipos de Seguro e aluguéis de imóveis residenciais e comerciais. E por esse motivo ele é um importante índice para ser acompanhado pelo setor varejista.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2007/09/14/entenda-o-que-e-o-igp-m.htm